Realizou-se ontem a 6ª edição da “Corrida das Pontes”, em Coruche, na distância de 10 quilómetros, uma prova que se previa muito molhada, em especial com a forte bátega de água que caiu uma hora antes da partida, mas que acabou por ser realizada sem chuva e uma temperatura agradável.

As condições atmosféricas poderão ter afastado alguns concorrentes mas mesmo assim a prova contou com 395 classificados, mais 57 que no ano passado, mas ainda longe dos 454 e 464 de 2008 e 2007.

Foi estreado um novo percurso mais compacto, sem a longa ida às Lezírias e estrada nacional, percurso que, como sempre, agradou a uns e não a outros. Igual ao ano passado esteve a particularidade pouco usual dos quilómetros não marcarem o que está feito mas o que falta realizar.

Dois reabastecimentos, aos 5 e 7,5 km, o que é positivo, e as placas rigorosamente acertadas com a distância, deixaram apenas como ponto negativo o trânsito não ter estado integralmente cortado na ida pelas 5 pontes, o que causou alguma confusão quando os primeiros se cruzaram com o resto do pelotão no seu retorno.

Todas as cabines do pavilhão estiveram à disposição dos atletas para os seus banhos, e foi no auditório desse mesmo pavilhão que foi realizada a cerimónia de entrega dos prémios, o que deu outra solenidade ao acto.

Competitivamente falando, vitória do “Veterano 1” Carlos Alves, do Boavista de S. Mateus, com 32.05, seguido a 20 segundos do atleta do União de Tomar Hamid Hakim que foi o vencedor senior. Completou o pódio masculino à geral Raúl Caetano, do Benaventense, a 3 segundos do tomarense.

Em femininos a vencedora à geral também foi uma atleta “Veterana 1”, Alice Basílio, dos Amigos do Atletismo de Mafra, com 41.18, seguida por Maria José Frias, do mesmo clube, com 41.52, e Ana Pereira, do Atlantis Café, com 42.06

Colectivamente a vitória foi para um clube da região, o Benaventense, seguido dos Amigos do Atletismo de Mafra, que tiveram uma forte representação, e da Liberty Seguros.

Participou ainda outro atleta do União de Tomar, Ernesto Parente, que, com a marca de 41.31, se classificou em 103º, 28º do escalão “Veteranos 1”

Pode consultar aqui os resultados individuais desta prova:

http://www.joaolima.net/Resultados/Corrida_das_Pontes_Coruche/2010g.txt

E a classificação colectiva:

http://www.joaolima.net/Resultados/Corrida_das_Pontes_Coruche/2010e.txt

(informação de João Lima)