União Tomar - Quadro global interactivo de resultados

(Recolha de dados de Leonel Vicente / Grafismo interactivo de Dave Roberts)

Clicar na imagem para aceder ao quadro interactivo com todos os resultados do União de Tomar, ao longo do seu historial, nos 2.190 jogos oficiais já disputados, a contar para Campeonatos Nacionais (I, II e III Divisão), Campeonatos Distritais (I e II Divisão), Taça de Portugal, Taça do Ribatejo e Supertaça do Ribatejo.

Os dados podem ser filtrados com base nos seguintes parâmetros:

  • Por “Escalão”
  • Por jogos em “Casa”, “Fora” ou em campo “Neutro”
  • Por Vitórias, Empates ou Derrotas
  • Por “Adversário”
  • Por “Treinador”

Para cada opção seleccionada, é apresentado um gráfico, com a frequência dos golos marcados (no eixo das abcissas) e dos golos sofridos (no eixo das ordenadas) – a dimensão dos círculos representa a maior ou menor frequência de cada resultado.

Do lado direito do quadro, em coluna, são indicados – para cada opção filtrada – os resultados mais frequentes (actualmente, o resultado de 1-1, registado em 205 jogos – por curiosidade, precisamente um quarto dos jogos terminou com o resultado de 0-0, 1-0 ou 0-1), assim como a respectiva frequência.

Na parte inferior, surgem listados todos os jogos que correspondem a cada uma das modalidades de filtros seleccionados (por exemplo: por divisão, por adversário, por treinador, ou, até, por resultado), em sequência cronológica, do mais recente para o mais antigo (deslizar o cursor na barra lateral do lado direito).

Os escalões são apresentados com a seguinte codificação: 1 – I Divisão; 2 – II Divisão; 3 – III Divisão; 4 – I Divisão Distrital; 5 – II Divisão Distrital; 1/2 – Liguilla I/II Divisões; 4/5 e 5/6 – Liguillas Distritais (entre a I/II Divisões e entre a II/III Divisões); TP – Taça de Portugal; TR – Taça do Ribatejo; ST – Supertaça do Ribatejo.

Aqui expresso a Dave Roberts (especialista em estatísticas, adepto do Burnley, da “Premier League” de Inglaterra) um enorme agradecimento pela total disponibilidade e prontidão que revelou para preparar este grafismo, a meu pedido, tendo por base os dados que tive oportunidade de, ao longo do tempo, ir recolhendo.