Belenenses

Completa-se hoje o Centenário do Clube de Futebol “Os Belenenses”, fundado em Belém, pelos “rapazes da praia”, a 23 de Setembro de 1919.

Nesta ocasião, endereço os meus Parabéns a esta grande instituição do desporto português – com a qual, desde o ano de 1930, o União de Tomar mantém elo de ligação, tendo-se filiado naquela data como 2.ª Delegação do Belenenses –, com votos dos maiores sucessos na briosa caminhada que empreendeu.

Belenenses - Centenário
Matateu

Aproveito ainda para enaltecer a corajosa decisão do clube – adoptada de acordo com a vontade maioritariamente expressa pelos seus sócios – de recomeçar a constituir direitos desportivos, a partir do escalão mais baixo do futebol português, tendo-se sagrado já o Belenenses, na temporada passada, Campeão da I Divisão Distrital da Associação de Futebol de Lisboa (6.º escalão do futebol em Portugal).

No dia do Centenário, aqui fica também o registo da memória da conquista do título de Campeão Nacional da época de 1945-46, jornada a jornada, até à consagração com a histórica vitória em Elvas!