Coincidindo com o dia em que o União de Tomar comemora o seu 105.º aniversário, completa-se hoje o 10.º ano deste blogue, dedicado ao clube, e, mais especificamente, à recolha e compilação de dados históricos sobre o União.

Ao longo destes dez anos, foram publicados mais de 6.000 artigos, visitados por mais de 470 mil vezes. O meu  muito obrigado a todos!

União de Tomar

Para além do quadro global de resultados, com as estatísticas completas de todos os 2.223 jogos oficiais disputados pelo U. Tomar em Campeonatos Nacionais (I, II e III Divisão) e Distritais (I e II Divisão), na Taça de Portugal, Taça do Ribatejo e na Supertaça Dr. Alves Vieira – incluindo, quando disponível, a informação sobre os marcadores dos golos do União em cada jogo –, celebrando este aniversário apresento hoje um novo quadro estatístico, com a lista dos melhores marcadores de sempre da história do clube, em que se destaca Ferreira, o único a superar a marca dos 100 golos.

É possível ordenar este quadro por coluna (“Total”, ou por cada uma das competições, clicando no símbolo que surge à direita da designação de cada coluna, passando o cursor sobre tais designações, na linha de “cabeçalho”) e, seleccionando no filtro por “Marcador”, na parte superior direita, podem ainda consultar-se os valores detalhados, época a época, para cada jogador que for seleccionado nesse filtro.

UT - Marcadores

Fica, não obstante, a ressalva de que este é um quadro em fase de actualização, dado não dispor ainda dos dados de todas as épocas, estando nomeadamente em falta os marcadores dos golos nas temporadas de 1980 a 1982, alguns dos golos dos anos de 1983 a 1986, e das épocas de 2002 a 2009.

A nível das lacunas que subsistem, anoto, por exemplo, o caso que será mais relevante, o de Abreu, de que disponho de informação de que terá marcado um total de cerca de 66 golos (dos quais, todavia, apenas disponho, até à data, do detalhe relativamente a 37 desses golos). Também nos casos de David Marques e de Marco Marques, os números disponíveis são apenas parciais.